M of Mitre in yellow
DESIGN

Conheça o incrível Museu do futuro de Dubai

Localizado ao lado do Emirates Towers na Sheikh Zayed Road, o museu se autointitula como “O museu mais belo do mundo” e já foi nomeado pelo National Geographic como um dos 14 museus mais bonitos do mundo. Além disso a estrutura também levou o prêmio Prêmio de Construção Internacional Tikla como um modelo arquitetônico único.

Um milagre da engenharia com design surreal

O local tem 77 metros de altura, não possui pilares ou colunas e a fachada consiste em 1.024 placas fabricadas inteiramente por robôs, a estrutura é considerada um milagre da engenharia. Dentro o local possui 7 andares com exposições que buscam trazer uma reflexão sobre o futuro da humanidade nos próximos 50 anos. Tanto no design quanto no conteúdo, o museu busca trabalhar a ideia dos possiveis futuros que os humanos podem ter, mostrando que podemos formar um futuro melhor.

A mensagem do museu já começa pelo seu próprio exterior que é repleto de escritas em árabe, que representam poesias na caligrafia do próprio primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed Al Maktoum. Entre as citações estão: “Podemos não viver por centenas de anos, mas os produtos de nossa criatividade podem deixar um legado muito depois da nossa ausência” e “O futuro pertence àqueles que podem imaginá-lo, desenhá-lo e executá-lo… O futuro não espera… O futuro pode ser projetado e construído hoje”.

O formato também já busca trazer símbolicamente uma reflexão, sendo a estrutura superior uma representação da humanidade, a grama abaixo o planeta terra e as nossas raízes e o centro oco dentro da estrutura é o futuro desconhecido que ainda iremos construir e preencher.

Além de tudo isso, o a contrução é marcada pela sustentabilidade, utilizando painéis solares que são capazes de fornecer 4 mil megawatts de energia.

Dentro do museu, os visitantes vão encontrar um design futurista que se utiliza de todos os recursos técnológicos possiveis, como inteligências artificias, realidade virtual e interação com máquinas e outras tecnologias.

A busca por um futuro brihante

Com o tema sobre o futuro da humanidade, o museu espera explorar um lado mais otimista, mostrando que ainda temos tempo de mudar nossa trejatória e criar coisas maravilhosas. Os visitantes vão poder explorar diferentes temas em cada andar e ainda sentar para descansar e aproveitar o design único do museu em uma área de socialização e descanso.

O museu busca trazer cursos, workshops e debates utilizando as tecnologias mais atuais existente, assimo como soluções científicas para explorar inovações futuristas. Com a intenção de trabalhar temas atuais o museu vai explorar os três principais desafios das alterações climáticas que são: fornecimento de água potável, segurança alimentar e construção/reconstrução de cidades. O desenvolvimento do monumento tem como objetivo transformar uma melhor humanidade e uma economia global mais forte.

Além disso ele pretende também trazer debates importantes filosóficos, explorações no espaço, bem-estar e espiritualidade.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Você também pode gostar

Mitre nas Redes Sociais

Facebook LogoLinkedIn LogoYouTube LogoInstagram Logo

Se interessou em um imóvel?

Agende uma visita com nossos corretores!