M of Mitre in yellow
ARTE

100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

O ano de 2022 marca o centenário da Semana de Arte Moderna, que redefiniu a estética da arte nacional ao romper com o status quo conservador do pré-guerra. Ao mesmo tempo que buscava inspiração em movimentos artísticos europeus, como o futurismo e o cubismo, o modernismo brasileiro passou a valorizar as questões e os elementos nacionais, sobretudo aqueles relacionados ao contexto paulista, como o crescimento de São Paulo e a chegada dos imigrantes.

Com eventos ao longo de cinco dias no Teatro Municipal, a Semana de 1922 teve impacto não apenas na pintura, mas também na escultura, na literatura, na música e na arquitetura. Entre os principais expoentes modernistas, são lembrados até hoje Anita Malfatti, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Heitor Villa-Lobos.

Para celebrar o legado de 1922, as instituições culturais de São Paulo vão receber uma série de eventos temáticos, cujos detalhes estão sendo divulgados aos poucos. No MIS Experience, por exemplo, a exposição imersiva e interativa Portinari para Todos vai homenagear o pintor famoso por retratar questões sociais, festas populares, trabalho na roça e infância. O público terá a sensação de imergir nas obras, em escala monumental. A previsão é que a mostra fique em cartaz entre março e junho.

Leia mais no nosso aplicativo “Mitre Experience”

Baixe o App Mitre Experience

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Você também pode gostar

Mitre nas Redes Sociais

Facebook LogoLinkedIn LogoYouTube LogoInstagram Logo

Fique por dentro das novidades!

Se interessou em um imóvel?

Entre em contato via chat.