Alta procura por estúdios impacta desempenho do mercado carioca
O ano de 2024 promete registrar o melhor desempenho do mercado imobiliário carioca, e um protagonista chama a atenção nesse resultado: os estúdios. os apartamentos compactos de 30 a 50 metros quadrados, preferidos pelos investidores interessados em rentabilizar com locação, surpreendem pela velocidade com que são vendidos: em média, 80% no lançamento. Os imóveis do tipo “padrão especial”, que incluem lofts e apartamentos de quarto e sala, além dos estúdios, bateram recorde de vendas no terceiro trimestre deste ano (2.258 unidades) no Rio, aponta levantamento da Brain — Inteligencia Estratégica, feito para a Ademi RJ. O volume é quase dez vezes maior que o registrado no mesmo período de 2023 (213unidades).
“A demanda por compactos deve-se a fatores como a alteração da legislação urbana, que permitiu a construção dessa tipologia na Zona Sul, e a mudança no conceito de moradia no mundo todo”, resume Marcos Saceanu, presidente da Ademi RJ.
A aceleração no ritmo de vendas, sinalizada a partir dos últimos três meses de 2023, levou construtoras e incorporadoras do Rio a priorizar o “padrão especial” em seus novos empreendimentos. Segundo a Brain, só no terceiro trimestre de 2024, foram 2.407 unidades colocadas no mercado, contra 278 no período equivalente de 2023. Dados do Secovi Rio confirmam esse resultado: em 2023, foram lançados na cidade 1.667 estúdios contra 538 unidades de quatro quartos.